Lei da Aprendizagem é incluída na Agenda de Desenvolvimento Social

O projeto da Lei da Aprendizagem do deputado federal Marco Bertaiolli, que tem como objetivo modernizar, desburocratizar e estreitar a relação entre os jovens e o mercado de trabalho, irá integrar as ações da Agenda de Desenvolvimento Social lançada pelo Congresso Nacional. A proposta visa diminuir a desigualdade social. “E o trabalho, aliado a educação e a qualificação profissional, é um dos indutores para o desenvolvimento econômico e social do indivíduo ao promover o desenvolvimento intelectual, econômico e social”, destaca o deputado, que participou da sessão da apresentação da Agenda, comandada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

Bertaiolli defende que a geração de empregos para os jovens, sempre aliado à Educação, muda a perspectiva e traz a esperança de um futuro melhor para milhares e milhares de adolescentes que estão chegando para o mercado de trabalho absolutamente despreparados. “O que precisamos é desburocratizar as regras e modernizar o sistema através de uma legislação mais transparente e eficiente”, destaca o parlamentar que vem trabalhando nas alterações da Lei do Jovem Aprendiz desde fevereiro, quando assumiu o cargo de deputado federal.

“Esta é uma bandeira que carrego com muito afinco e determinação, porque acredito de verdade que o trabalho muda a pessoa e a educação transforma seu mundo e abre horizonte”, afirma o deputado, que para o desenvolvimento desse novo Estatuto da Lei da Aprendizagem, que será votado no Congresso, realizou uma série de debates e seminários ouvindo empreendedores e também entidades e organizações ligadas aos jovens.

Para o parlamentar, ficou muito claro que existe, por um lado, os jovens e adolescentes querendo acessar o mercado de trabalho, mas não sabem como; e por outro lado, um mercado de trabalho aberto, mas que não encontra nos jovens a formação necessária. “E fazer esse elo é exatamente o que precisamos para resolver essa equação”. Na visão de Bertaiolli, o jovem quando entra numa empresa ou num emprego novo, traz toda a força de vontade e o desejo de se sobressair na função, podendo ser extremamente útil para o empreendedor; já para o empregador, formar um jovem dentro da sua empresa, é uma forma de ter um profissional alinhado com as suas necessidades.

“Por isso, aliamos educação e trabalho, formando e qualificando os jovens para a função. O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos; desde a automatização até as novas formas de relacionamento. Por isso, esse aprendizado é constante”, destaca o deputado, acrescentando que essa Agenda de Desenvolvimento Social traz uma visão mais humana sobre o País. “Estamos trabalhando numa série de reformas econômicas para equilibrar o País novamente no aspecto econômico, mas atrelado a isso tudo, temos o aspecto social, humano, o fim da desigualdade social. Buscamos um País mais justo e isso só acontece quando todos, sem excesso, têm acesso a educação e ao trabalho”.