Bertaiolli visita Centro Oncológico onde será instalado o novo aparelho de radioterapia

Bertaiolli visita Centro Oncológico onde será instalado o novo aparelho de radioterapia

O Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, deverá receber até o final do ano mais um equipamento de radioterapia, dobrando a capacidade de atendimento na unidade, que é uma referência para todo o Alto Tietê. Juntamente com deputado federal Marco Bertaiolli, que intermediou a vinda do aparelho junto ao Ministério da Saúde, os técnicos avaliaram o local, verificaram a estrutura e afirmaram que até o final do ano, os pacientes já poderão contar com a ampliação do serviço.

“Esta é a grande notícia deste semestre. O nosso objetivo é que os pacientes de Mogi e do Alto Tietê não precisem mais sair da região para receber o tratamento”, destaca o deputado, ressaltando que as viagens para São Paulo ou outros centros de atendimento aumentam ainda mais o desgaste e diminui a qualidade de vida. “Esta máquina inclusive é muito mais moderna e com uma resolutividade maior em razão de ter uma tecnologia mais avançada”.

Isso significa que o foco é mais direcionado, atingindo a massa do tumor, mas preservando as células ao redor, o que diminui, inclusive, os efeitos colaterais. “Portanto, temos dois avanços significativos: vamos dobrar o número de atendimentos e vamos dar aos pacientes uma qualidade maior”, salienta o deputado, destacando que a partir da visita dos técnicos, o próximo passo é a liberação para que a empresa Varian, vencedora da licitação aberta pelo Ministério da Saúde, possa dar andamento no processo de montagem do aparelho.

Ainda conforme o deputado, esse equipamento está avaliado em US$ 1,2 milhão de dólares. Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 80 aparelhos e uma parte deles ainda estava sem destinatário certo. Tanto que em abril, numa reunião na Secretaria Estadual de Saúde, o deputado entregou um ofício apontando a necessidade de que o Centro Oncológico do Luzia recebesse mais um equipamento. “Até porque apenas um está em funcionamento desde 2017. Se ele quebrar ou apresentar qualquer defeito, os pacientes ficam sem atendimento e terão de ser transferidos para outros locai”.

HISTÓRICO – Esse inclusive foi um drama vivido por muitos mogianos e moradores do Alto Tietê quando a região ficou sem o serviço que era oferecido. Na época, Bertaiolli, que era prefeito de Mogi das Cruzes, realizou uma série de reuniões e conseguiu que fosse construído no Hospital Luzia um Centro Oncológico, referenciado pela Rede Hebe Camargo. O anuncio foi feito pelo então governador Geraldo Alckmin em 2012 na inauguração do AME de Mogi das Cruzes. “Depois em 2017, o governador veio e inaugurou o centro oncológico com o equipamento de radioterapia”.