Bertaiolli cria frente de trabalho para ampliar Maternidade da Santa Casa

O deputado federal Marco Bertaiolli lançou, na manhã deste sábado, uma frente de trabalho em prol da Santa Casa de Mogi das Cruzes com o objetivo de conseguir os recursos necessários para a ampliação da Maternidade e também da UTI Neonatal. Do total de R$ 3 milhões apontados pelo projeto, R$ 1 milhão já foi conquistado pelo parlamentar junto ao Governo Federal e estará à disposição da Irmandade dentro dos próximos meses.

“A Santa Casa já pode dar início ao processo de licitação, porque até o final do ano, com o envolvimento de toda Cidade, não tenho dúvida, de que teremos todos os recursos necessários”, salientou Bertaiolli, que participou ontem de um café da manhã em comemoração aos 146 anos de fundação da Santa Casa. “Nós construímos o Hospital Municipal, realizando um sonho de mais de 50 anos, e agora vamos unir todas as forças para esta ampliação da Santa Casa de Mogi”, ressaltou Bertaiolli, ao lado do provedor da entidade, Austelino Pinheiro Mattos, empresários, médicos, profissionais da Saúde, lideranças comunitárias e os vereadores Sadao Sakai, Mauro Araújo, Rodrigo Romão, Antonio Lino, Otto Resende e Péricles Bauab.

Só para a Maternidade são mais 28 leitos para obstetrícia e outros 9 leitos para a UTI Neonatal, dobrando a capacidade de atendimento do setor, que é uma referência regional. Ainda conforme o deputado, este projeto e esta frente de trabalho não atrapalha e não concorre com o projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes que também busca verbas para a implantação de uma Maternidade em Braz Cubas, em frente ao Hospital Municipal, onde antigamente funcionava o Fórum. “Lá, é uma Maternidade Municipal, para atender as mães mogianas e fazer os partos baixo risco e nós também estamos buscando recursos no Governo Federal para a implantação desta nova unidade”, explica Bertailli, acrescentando que a Santa Casa é uma referência regional para as parturientes de alto risco, quando geralmente os bebês, ao nascerem, necessitam de cuidados especiais e precisam ficar um tempo na UTI Neonatal. “São mais de 450 partos por mês e, sozinha, a Santa Casa irá enfrentar sempre dificuldades para dar conta desta demanda”.

ENTIDADES – Durante o café em comemoração aos 146 anos, o deputado também falou dos R$ 500 mil que será encaminhado pelo Governo Federal para ampliar o Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo. “Nós conseguimos que o Governo do Estado enviasse para Mogi mais um aparelho de radioterapia, avaliado em R$ 1 milhão e que tem uma resolução mais moderna, o que ampliará o atendimento aos pacientes em tratamento no Luzia”.

Outro anúncio do deputado diz respeito às verbas obtidas para auxiliar o custeio as entidades assistenciais de Mogi das Cruzes. São, 50 mil para o Gatem; 50 mil para a Cerene; 50 mil para a Apafi; 50 mil para a Asete e outros 150 mil para a Apae.