O Ministério da Saúde já enviou e já está na conta da Santa Casa de Mogi das Cruzes o valor de R$ 2.008.098,00 para a ampliação da Maternidade e da UTI Neonatal. O dinheiro é resultado de emendas apresentadas pelo deputado federal, Marco Bertaiolli, que no final do ano passado também conseguiu que fossem liberados cerca de R$ 500 mil para reforço na folha de pagamento dos funcionários em razão do 13º salário.
“A Santa Casa é um centro de referência do Alto Tietê, onde estão concentrados mais de 1,4 milhão de pessoas”, destaca o deputado, que vem acompanhando, desde o ano passado, a situação da filantrópica, que foi obrigada a suspender o atendimento na Maternidade em razão da superlotação e os riscos de contaminação.
Todo o projeto para as obras já está pronto. Serão mais 17 vagas na UTI Neonatal, que hoje tem 21 leitos. Na Maternidade serão mais 17 quartos para as parturientes, que atualmente contam com 38. “Santa Casa é referência não só para as gestantes com previsão de parto normal ou cesária, mas também para os casos de risco, onde há temor pela vida da mãe ou do bebê”, destaca Bertaiolli.
Segundo ele, as informações obtidas junto à Mesa Diretiva da Santa Casa dão conta que as obras devem começar até o final do mês de março. “Eles estão concluindo a reforma no Pronto Socorro para iniciar o projeto de ampliação da Maternidade e UTI Neonatal. Qualquer obra dentro de um hospital deve ser muito bem calculada para evitar transtornos ou qualquer tipo de risco para os pacientes”.
Para se ter uma idéia da necessidade de ampliar os serviços, a Santa Casa de Mogi realiza cerca de 450 partos mensais. Com 146 anos de fundação, a filantrópica é considerada “um patrimônio” da cidade de Mogi das Cruzes, embora atenda a todos os outros 10 municípios do Alto Tietê. “Nós construímos o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, realizando um sonho de mais de 50 anos, e agora vamos unir todas as forças para esta ampliação da Santa Casa de Mogi”, ressaltou Bertaiolli, acrescentando que a objetivo é ampliar a rede de saúde pública em todo o Alto Tietê.