O deputado federal Marco Bertaiolli participa na manhã desta segunda-feira (11/11) do 1º Seminário Internacional Integrado sobre Segurança Pública e Segurança Digital do Estado de São Paulo. O convite partiu do Ministério Público do Estado de São Paulo em razão do Plano Municipal de Segurança Integrado que o parlamentar lançou em Mogi das Cruzes, em 2016, quando foi prefeito da cidade.
Na época, o documento foi elaborado sob a coordenação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Segurança, e envolveu todos os agentes públicos, como entidades constituídas, órgãos e a Sociedade Civil Organizada, como Conselhos Municipais os Consegs. “Fizemos um pacto na cidade em prol do bem-comum, da segurança pública, mas principalmente da tranqüilidade e do direito de ir e vir das pessoas”, salienta Bertaiolli, acrescentando que o evento terá a participação do governador João Doria, do secretário de Estado de Relações Internacionais, Júlio Serson, do presidente da Sociedade Consultar e Cônsul-Geral da República da Coréia, Hak You Kim, e do presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado, entre outras autoridades.
Foi justamente a integração e o pacto formado por todos os entes que resultaram no convite feito pelo Ministério Público de São Paulo para apresentar como nasceu a idéia da proposta, como foi a sua construção e o envolvimento de todos os agentes, desde a Polícia Civil, Militar, os Conselhos e até a direção do CDP de Mogi das Cruzes, localizado no Taboão. “Não adianta ficar colocando um a culpa no outro. Segurança é uma questão de todos nós e para o bem de todos nós. Cada um tem uma parcela da solução em suas mãos e quando todos sentam numa mesma mesa para conversar, essas soluções são mais rápidas e efetivas”.
Entre as metas apresentadas pelo Plano Municipal de Segurança Integrada, estão: reduzir o porte ilegal de arma de fogo; a violência na família; nas escolas; entre os jovens; o comércio e o consumo ilegal de álcool e drogas; as mortes no trânsito; intensificar a fiscalização integrada das leis municipais de posturas, como por exemplo o combate a perturbação do sossego público, a ocupação ilegal da via pública, dentre outros; manter um planejamento integrado para diminuição geral da criminalidade no município; reduzir os índices de reincidência criminal no município e implantar a Central de Penas Alternativas.
Para que tudo isso pudesse ser alcançado, alguns objetivos foram definidos, como ampliar as parcerias com as polícias estaduais; aperfeiçoar e fortalecer a Guarda Municipal; investir em tecnologia de segurança e ter uma atuação forte contra o consumo ilegal de bebidas e drogas. “São fatores que somados geram a violência, seja desde uma briga de bar, até o crime hediondo como um assassinato por exemplo. Uma coisa, acaba levando a outra”, destaca o prefeito, que foi o responsável pela regulamentação da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes durante o período em que foi prefeito.
Nós criamos uma Secretaria de Segurança na cidade justamente para facilitar a implantação destas ações integradas. Todo esse trabalho culminou neste pacto, que teremos a honra de apresentar neste evento internacional”, salienta Bertaiolli, acrescentando que a participação no Fórum Internacional, acontecerá durante todo o dia foi dividido em um painel sobre Segurança Pública e dois painéis sobre Segurança Digital, um dos temas mais discutidos e atuais. “Estarão presentes representantes de outros Países, como os Estados Unidos, o que nos possibilitará uma grande troca de informações e experiência”, conclui o deputado.