Com cobranças de Bertaiolli, DER anuncia licitação para pavimentar Volta Fria

Com cobranças de Bertaiolli,  DER anuncia licitação para pavimentar Volta Fria

Processo terá início em março e as obras devem começar ainda neste semestre, segundo o deputado que vem cobrando as melhorias desde 2019

 

Após várias cobranças e reuniões, realizadas pelo deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD-SP), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a licitação da pavimentação da Estrada da Volta Fria para o mês que vem. Com isso, as obras devem ter início ainda neste semestre. “Esta é uma obra que melhorará a vida das pessoas, dará qualidade, segurança e tranqüilidade para os moradores, transformando a paisagem urbana de toda aquela região, desde a Mogi-Dutra até Jundipeba”, destaca o deputado, que em fevereiro de 2019, portanto há dois anos, trouxe para Mogi das Cruzes o secretário Estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Na visita à estrada, o deputado, na época, destacou a importância da Volta Fria para a criação de um novo complexo viário, que levará desenvolvimento econômico e social aos moradores daquela região e também para quem vive em Jundiapeba, do outro lado do Rio Tietê. “Não é simplesmente pavimentar uma via; é melhorar a vida das pessoas, levando modernização e novas oportunidades”.

Segundo o deputado, serão pavimentados os 12 quilômetros da Estrada da Volta Fria, desde o encontro da via com a perimetral até a altura do condomínio Real Park Tietê. “Ou seja, criaremos uma ligação viária que sai da Mogi-Dutra e vai até Jundiapeba e termina ligando toda esta região com a cidade de Suzano”, salienta Bertaiolli, ressaltando ainda que, durante o período em que foi prefeito de Mogi, construiu a Avenida das Orquídeas que se soma a este complexo.

“Isso é investir em mobilidade urbana, mas manter o foco na qualidade de vida das pessoas. Não se pode visar apenas o desenvolvimento econômico, sem inserir as pessoas neste contexto de melhorias”. Conforme Bertaiolli, em 2019, o DER se propôs a fazer o projeto técnico para avaliar as necessidades de infra-estrutura e custos para pavimentar a Estrada da Volta Fria e substituir a ponte sobre o Rio Tietê, que apesar de todo tráfego de veículos, ainda é de madeira e oferece inúmeros riscos à população.

Concluída essa fase burocrática, o deputado abriu uma série de ações junto ao Governo do Estado para que a pavimentação foi incluída dentro do Programa Novas Vicinais, que estava previsto para ser lançado pelo governador João Doria, no ano passado. “Porém, tudo foi paralisado em razão da pandemia, que exigiu foco 100% na área da saúde e obrigou o governo a repensar e refazer todos os projetos de investimentos”. A previsão é que a obra tenha um custo de R$ 20 milhões.