O novo aparelho de radioterapia, que vai ampliar o atendimento aos pacientes atendidos no Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, será instalado até o final do ano. O equipamento possui um sistema de foco muito mais avançado, o que amplia a eficácia e a qualidade de vida de quem está em tratamento. A informação é do deputado federal, Marco Bertaiolli, que na última sexta-feira esteve na Varian Medical Systems, empresa localizada em Jundiaí e é a responsável pela montagem do equipamento. Para agilizar a instalação, o parlamentar também conseguiu junto ao Ministério da Saúde um recurso de R$ 500 mil que será utilizado para a adequação do espaço.
“Precisa ampliar, por exemplo, a área de isolamento e a cabine de força, mas isso são adequações que serão resolvidas com o recurso que conseguimos junto ao Ministério da Saúde. O mais importante, a grande notícia do dia, é a implantação de um equipamento de radioterapia com a mais alta tecnologia e que vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento”, salienta o deputado, que durante a visita á fábrica, pôde verificar de perto o equipamento e recebeu todas as informações técnicas.
Esse aparelho, por exemplo, vai dobrar o número de sessões realizadas diariamente no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. A unidade hospitalar é referência para o tratamento de câncer no Alto Tietê e possui cerca de 2,6 mil pacientes cadastrados, um número que muda com freqüência em razão do avança do paciente. “O fundamental é garantir os dois equipamentos, além do fato de que este novo aparelho é mais moderno e oferece um tratamento menos invasivo, oferecendo uma melhor qualidade aos pacientes”, destaca o deputado, salientando que o equipamento já está em fase final de montagem com peças vindas dos Estados Unidos e produzidas na fábrica de Jundiaí.
Segundo ele, os técnicos responsáveis pela montagem do equipamento, explicaram durante a visita, que esse aparelho possui um foco e uma resolução muito mais direcionada, o que reduz as lesões causadas pela Radioterapia nas células em volta, atingindo apenas aquelas que são portadoras da doença. “A Varian é a maior abricante de aceleradores lineares do mundo, com 65% do mercado global e mais de 7 mil aceleradores lineares instalados”, salienta Bertaiolli, destacando que a empresa venceu a licitação aberta pelo Ministério da Saúde para implantação de 80 aparelhos em todo o País. “E a grande notícia é que um deles virá para Mogi das Cruzes”. Esse equipamento tem um custo de 1,2 milhão de dólares.
HISTÓRICO - No dia 1º de abril deste ano, Bertaiolli se reuniu com o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e protocolou um ofício solicitando a implantação de mais um equipamento para assegurar e ampliar o atendimento feito no Hospital Luzia. Além disso, conseguiu a verba de R$ 500 mil para a adequação do Centro Oncológico, uma unidade que foi implantada durante a gestão do deputado como prefeito de Mogi das Cruzes.
“Nós não poderíamos nos conformar com pacientes tendo de sair de Mogi ou das cidades vizinhas para fazer o tratamento em São Paulo, sabendo de todos os efeitos colaterais que uma sessão de radioterapia causa”, destaca o deputado, que na época teve diversas reuniões com o então secretário Estadual de Saúde, David Uip, e também com o governador Geraldo Alckmin.
“Mas saúde é isso: investimento todos os dias, o tempo todo”, destaca o deputado, que é membro da Comissão Nacional de Saúde e Assistência Social e está trabalhando para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas do Estado de São Paulo. “Saúde é e sempre será uma prioridade dentro do meu mandato”.