O deputado federal Marco Bertaiolli propôs que o governo estadual faça da região do Vale Histórico um modelo de saúde integrada. A proposta foi feita na manhã desta sexta-feira (14/06), durante uma nova reunião que o deputado promoveu entre os prefeitos do Vale do Paraíba com a Secretaria Estadual de Saúde.
“O Vale Histórico, que conta com 17 municípios, trabalha em conjunto na busca por soluções dos problemas, o Estado pode aproveitar esta união para integrar todas as unidades de saúde pública, assim, o paciente não precisaria sair mais da região onde mora para ser atendido”, afirmou Bertaiolli, elogiando a integração e a organização existente no Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap).
O deputado destacou que no Vale Histórico há todos os tipos de equipamento, de hospital de alta resolutividade, unidades de retaguarda e as Santas Casas. “O que precisamos é integrar estes equipamentos, porque, muitas vezes, o que falta em um município, está ocioso em outro”, explicou Bertaiolli. “O paciente não precisa encontrar todas as especialidades em uma única cidade ou um único hospital, mas se implantarmos uma saúde integrada ele passará a ter tudo o que precisa nos municípios vizinhos e não terá mais que percorrer grandes distâncias em busca de um médico, uma mediação ou para fazer e dar sequência a um tratamento”, afirmou.
Membro titular da Comissão Nacional de Saúde e coordenador em São Paulo da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas, Bertaiolli avalia que, para ampliar e melhorar o sistema de saúde pública no Brasil é preciso não apenas construir novos equipamentos, mas, também, implantar uma gestão mais inteligente. “Não podemos pensar em construir um Hospital Regional, se há unidades que podem ser ampliadas e terem novos serviços”, disse o deputado.
“O governador João Doria e o secretário estadual de Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira, conhecem e sabem da necessidade de potencializar o uso dos equipamentos do Vale Histórico. Eles, assim como eu, acreditam que esta integração é eficiente, inclusive porque não demanda necessariamente de mais verbas orçamentárias”, contou o deputado.
Uma proposta com os serviços que cada unidade de saúde do Vale Histórico pode ampliar, caso tenha apoio do Estado, foi entregue ao secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Alberto Kanamura. O documento é resultado do estudo realizado em conjunto com as Secretaria Municipais de Saúde de toda região, por meio do Codivap. Um novo encontro para que o Estado apresente a devolutiva da proposta foi agendado para 1° de julho, na sede da Diretoria Regional de Saúde (DRS), em Taubaté.
“Nesta semana já tivemos um importante avanço que foi a conquista da linha de financiamento do BNDES para instituições filantrópicas de saúde sem fins lucrativos e Santas Casas que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS)”, lembrou Bertaiolli.
Participaram da reunião os prefeitos de Cruzeiro, Thales Gabriel; de Guaratinguetá, Marcus Soliva; de Piquete, Teca Gouvêa; e do vice-prefeito de Queluz, Guilherme Bueno, além de secretários municipais de Saúde.