Bertaiolli pede que ministro não altere aposentadoria rural e benefício pago aos idosos

Bertaiolli pede que ministro não altere aposentadoria rural e benefício pago aos idosos

Contrário a qualquer mudança na aposentadoria dos trabalhadores rurais e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago aos idosos e às pessoas com deficiência que não contam com nenhum tipo de renda, o deputado federal Marco Bertaiolli se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir itens da reforma da Previdência. Para o parlamentar, o projeto que hoje tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Congresso Nacional e está em fase de análise, precisa ter as distorções corrigidas antes de o texto entrar em votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

“Eu defendo a reforma da Previdência, sob pena de todo o sistema entrar em falência daqui a alguns anos, porém, não podemos aprovar uma reforma que prejudique os trabalhadores”, destaca o parlamentar, que já apresentou ao ministro, juntamente com demais deputados da bancada do PSD, os posicionamentos contrários ao texto. “É o momento de todos, políticos, entidades representativas de classe e a sociedade civil organizada, termos responsabilidade e deixarmos paixões políticas de lado para pensar no bem comum”, avaliou o Bertaiolli.

O projeto de reforma que está na CCJ deve ser liberado na semana que vem para a análise da comissão especial do Congresso. “Acho fundamental que todas as análises e mudanças necessárias sejam feitas para que o sistema se mantenha operante, mas, principalmente, para que não seja necessária uma nova reforma para daqui quatro ou cinco anos. Precisamos de um projeto consistente e justo”, disse o deputado, que também é vice-líder do PSD no Congresso Nacional.

 

EMPREGO

Outro tema debatido com o ministro foi a retomada da economia e o combate ao desemprego, que atinge mais de 12 milhões de pessoas no Brasil. “É fundamental que a economia volte a girar para que o mercado e a produção industrial abram as portas do emprego e gere novos postos de trabalho”, afirmou o deputado.

Dentro deste contexto, Bertaiolli, juntamente com os demais deputados do PSD, também apresentou os estudos para modernizar e desburocratizar a lei do Jovem Aprendiz com o objetivo de ampliar as oportunidades de trabalho para os adolescentes. “Precisamos dar oportunidade para que os jovens possam trabalhar e estudar, criando novas oportunidades profissionais e de formação”, destacou o parlamentar. Atualmente, cerca de 500 mil jovens estão inseridos na Lei do Jovem Aprendiz, no entanto, este número pode chegar a quatro milhões com a simplificação e modernização da lei. “Não podemos deixar essa legião de adolescentes à margem da escola do trabalho”, salientou Bertaiolli, que nesta semana se reuniu com entidades empregadoras e capacitadoras.