Ao lado do governador João Doria, o deputado federal Marco Bertaiolli acompanhou na manhã desta terça-feira (09/04/2019), o anúncio do fim da baldeação em Guaianeses. “Agora, temos uma Via Expressa entre Mogi das Cruzes e São Paulo e vice-versa. Acabou aquela tortura de troca de trem”, destacou o deputado, que vem acompanhando desde o início do ano todo os trabalhos, testes e estudos realizados pela CPTM para que o Trem Expresso passasse a circular em todos os dias e em todos os horários na Linha 11 - Coral.
Durante o evento, que ocorreu na estação central, em Mogi das Cruzes, o governador lembrou que este era um compromisso de campanha assumido ao lado do deputado Bertaiolli, em setembro do ano passado. “Estamos aqui hoje para anunciar que, em 99 dias, resolvemos um problema que se estendia há 19 anos”, salientou Doria, que estava acompanhado do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.
O governador destacou ainda que a Via Expressa, que passou a funcionar a partir desta terça-feira (09/04/2019), atenderá cerca de 1 milhão de passageiros diariamente. Além do fim da baldeação, Doria salientou ainda que todos os trens que fazem o trajeto Mogi/Luz/Mogi são novos, modernos e possuem ar-condicionado. “É mais segurança e conforto para os passageiros. Esta é a modernização no sistema de transporte público que entendemos que as pessoas merecem e precisam ter”, disse.
PASSAGEM SUBTERRÂNEA
Bertaiolli lembrou que há 19 anos, Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê reivindica a vinda dos Trens Expressos. “Esta é uma brigada travada desde que fui eleito vereador, em 1996, e depois como deputado estadual também reivindicávamos as melhorias no sistema de transporte sobre trilhos”, destacou.
Mas foi em 2009, quando assumiu o cargo de prefeito de Mogi das Cruzes, que Bertaiolli deu início à uma ação planejada que possibilitou a implantação da Via Expressa: a construção das passagens subterrâneas na área central. “Esta foi a maior obra de mobilidade urbana da história da nossa cidade, porque contempla que anda de carro, a pé, mas, principalmente, o transporte público. Não fossem os túneis, não teria como os Trens Expressos chegarem a Mogi em todos os horários”, garantiu.
Isso porque, explica o deputado, a circulação das composições ocorrem de oito em oito minutos. “Com a cancela fechando a cada oito minutos, seria impossível circular pelas passagens da Sacadura Cabral e outras como a da avenida Campos Salles, por exemplo”, reforçou o deputado, acrescentando que agora começa uma nova gestão junto à CPTM, que é a reforma e modernização das estações de Jundiapeba, Braz Cubas e Estudantes, além da construção da nova Estação Central, que, conforme o projeto prevê, a construção de um novo prédio na altura do Terminal Central com uma interligação entre os trens e os ônibus.
“Todo o projeto, desde a implantação do terminal até a construção da passagem subterrânea, foi planejado para que os passageiros do transporte coletivo encontrem a qualidade que precisam”, salienta o parlamentar, destacando ainda que após esse passo, o próximo será o trem até Cezar de Souza em horários de pico e alternados. “Aí sim, teremos o nosso sistema absolutamente completo”.