Deputado federal foi indicado para ser o relator da MP nº 1040/2021, que tem como objetivo recuperar a economia, os empregos e fomentar novos negócios dentro e fora do País
Indicado para ser o relator da Medida Provisória nº 1040/2021, que trata do Ambiente de Negócios no Brasil, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) já começou a trabalhar. Ainda nesta semana, o parlamentar deverá ter reuniões no Ministério da Economia e também já se encontrou com os técnicos da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, pasta ligada à área econômica do governo.
Ainda segundo o deputado, a MP nº 1040/2021 tem como objetivo justamente a retomada econômica, a recuperação dos empregos e o fomento de novos negócios. “Ainda estamos vivendo sob todos os efeitos desastrosos dessa pandemia, mas precisamos criar meios de estimular a retomada econômica do País. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando tudo isso passar”, destaca o deputado, que tem uma forte atuação para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento das médias, pequenas e micro empresas.
“Essa é a chance de colocar o nosso País dentre as melhores economias do mundo, desburocratizando a abertura de empresas e fomentando novos negócios dentro e fora do País”, afirma o deputado federal, que também é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços no Congresso Nacional.
Melhorar o Ambiente de Negócios no Brasil vai fortalecer a economia interna e também externa com a possibilidade de ampliar a exportação de produtos, que ainda ocorre dentro do que estabelece uma legislação de quase 80 anos. “Por isso a necessidade de modernizar e desburocratizar esse sistema, mas tudo precisa ser muito bem estudado e analisado para que não se cometam erros ou injustiças, porque quando se mexe uma legislação isso tem reflexo em centenas de segmentos”.
Bertaiolli esclarece que com a redução de burocracias no ambiente de negócios, o Brasil alcançará um desempenho maior no ranking Doing Business, um dos indicadores globais medidos pelo Banco Mundial, no qual o País ocupa a 124ª posição. “O ranking, que é um dos principais parâmetros internacionais para avaliar a facilidade de realizar negócios de um País, mostra como ainda precisamos avançar economicamente”.
O deputado também explica que com a Medida Provisória, o Governo Federal tem a expectativa de fazer com que o País avance, em média, 15 a 20 posições e atraia mais investimentos estrangeiros. “Já existiam inúmeras dificuldades e este um ano e pouco de pandemia trouxe muito sofrimento para as pessoas, que perderam seus empregos ou precisaram fechar seus negócios. Estima-se que 25% das empresas brasileiras não conseguirão retomar às atividades”.
Segundo Bertaiolli, a MP 1040/2021 é uma solução para o excesso de burocracias que são apresentadas quando um empreendedor resolve ter a sua própria empresa. “Vencer essas barreiras vai fazer com que países desenvolvidos se sintam mais estimulados em investir no nosso País e, dessa forma, vamos conseguir que os produtos cheguem para as pessoas com preços menores”.