O deputado federal Marco Bertaiolli vem intermediando uma série de reuniões entre os prefeitos e lideranças da região do Vale do Paraíba com a Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de discutir a proposta de Reorganização da Assistência Hospitalar e Ambulatorial no Vale Histórico e nas cidades que formam o Circuito da Fé. Participaram da reunião representantes das cidades de Aparecida; Guaratinguetá, Lorena; Roseira; Queluz; Cruzeiro e Canas.
“Estamos caminhando para um entendimento com o objetivo de evitar que a população destas cidades sofra com redução de atendimento na área da Saúde. Ao contrário, o nosso trabalho como deputado federal é promover políticas públicas que fortaleçam a área da Saúde a ampliem os serviços”, salienta o parlamentar que já esteve por duas vezes na Secretaria Estadual de Saúde justamente para discutir esse assunto.
A principal discussão é que essa reorganização proposta pelos técnicos da Secretaria Estadual não reduza e nem retire verbas destinadas ao custeio de serviços e programas desenvolvido pelas Redes Municipais. “Estes municípios, os prefeitos, não têm condições de arcar com todo o custo da Saúde sozinhos”, salienta Bertaiolli, acrescentando, no entanto, que acredita que haverá um consenso ao final em que não ocorrerão prejuízos nem para um lado, nem para o outro.
Membro titular da Comissão Nacional de Saúde e Assistência Social, Bertaiolli destaca que a discussão sobre Saúde Pública não pode ficar atrelada a antigos conceitos. É preciso criatividade e muito empenho de todos. “Hoje um dos trabalhos na Comissão de Saúde, no Congresso, é a revisão na tabela do SUS, que há mais de 11 anos não sofre qualquer reajuste em seus valores”.