O deputado federal Marco Bertaiolli(PSD/SP) participou, na última terça-feira (26/04/2022), da Audiência Pública do Estatuto do Aprendiz (PL n°6461/2019), que teve como tema central os desafios da aprendizagem como política de inclusão social.
Para Bertaiolli, que é o relator da Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre o PL, o debate sobre inclusão foi produtiva é extremamente oportuna, tendo em vista que a aprendizagem já ajudou mais de 4 milhões de jovens a conseguirem o seu primeiro emprego e saírem de contextos de vulnerabilidade social.
"Quando o jovem está trabalhando e se dedicando a ter uma ascensão profissional começa a vislumbrar uma realidade melhor. Muitas vezes, é esse mesmo trabalho que vai tirá-lo da condição de risco e impactar positivamente a sua família e a comunidade ao seu redor", ressalta.
A Audiência Pública foi realizada na Câmara Federal de forma híbrida, com participações presenciais e remotas e transmissão ao vivo pelo YouTube e outras plataformas digitais utilizadas pelo Congresso Nacional.
Além dos parlamentares que compõem a Comissão, o encontro contou com a presença de representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; Magazine Luíza, Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social; Unilever Brasil; Rede Peteca; Arcos Dorados; e Federação Brasileira dos Bancos.