Reunião para discutir o evento foi realizada pelo deputado no Ministério da Economia e é considerado o primeiro passo para a realização da tão esperada Reforma Administrativa
O deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD-SP, coordenará o 1º Congresso Nacional de Governança Digital. O evento acontecerá no dia 7 de maio e tem como objetivo discutir os mecanismos para desburocratizar, modernizar e dar maior transparência as transações junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. A primeira reunião para discutir o tema aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (02/02/2021) entre o deputado e o secretário Especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade.
“A digitalização de documentos e de acessos é um dos principais passos para a tão aguardada reforma administrativa, já que elimina uma série de etapas do processo”, destaca o deputado, salientando que não faz mais sentido as pessoas ficarem indo e vindo em repartições públicas atrás de papéis e carimbos. “O mundo hoje cobra agilidade e temos toda a tecnologia para isso”.
Ainda conforme o parlamentar, a digitalização de documentos e acessos foi um mecanismo utilizado durante a pandemia do novo Coronavirus, mostrando que é possível a sua implantação em todas as esferas e em âmbito nacional. “Com todas as angústias e agonias, causada pela Covid-19, muitos serviços passaram a ser feitos de forma digital, comprovando que as pessoas não precisam mais se deslocar até os órgãos ou departamentos para conseguir o que precisam e isso foi um avanço”. Como exemplo, o deputado cita a emissão de documentos de veículos, licenciamentos, entre outros.
Entre os departamentos e setores que podem ter os serviços digitalizados, o deputado cita, por exemplo, a Receita Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Departamento Nacional de Trânsito (Detran). “Quando se facilita a emissão de documentos, se dá mais transparência aos atos e evita qualquer tipo de intercorrência”, afirma Bertaiolli, salientando, ainda, que entre os benefícios estão ainda a redução dos custos para as instituições financeiras.
CONGRESSO – Conforme o deputado, a reunião da terça-feira (02/02/2021), deu o primeiro start para a discussão, que envolverá todo o Ministério da Economia com o aval do ministro Paulo Guedes. “Essa é a reforma Administrativa, que implicará em todas as esferas, inclusive auxiliando Estados e Municípios que também necessitam destes acessos”.