O Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, terá o Centro Oncológico ampliado com a instalação de mais um equipamento de radioterapia e uma emenda de R$ 500 mil. Os dois investimentos são resultados de um trabalho feito pelo deputado federal, Marco Bertaiolli, junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde. “Hoje, o Centro de Oncologia possui apenas um aparelho. Se ele quebrar ou tiver qualquer outro problema, os pacientes terão o tratamento interrompido ou terão de ser encaminhados para outras unidades do Estado, o que é um desgaste físico muito grande”, salienta o parlamentar.
No dia 1º de abril deste ano, Bertaiolli se reuniu com o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e protocolou um ofício solicitando a implantação de mais um equipamento para assegurar e ampliar o atendimento feito no Hospital Luzia. “Mas, para isso, é preciso adequar a sala do Centro Oncológico, o que será feito com este recurso que estamos liberando junto ao Governo Federal”, explica o deputado, que tem na saúde uma das principais bases de seu mandato no Congresso Nacional, tanto que é membro titular da Comissão Nacional de Saúde e Assistência Social e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Santas Casas no Estado de São Paulo.
O diretor clínico do Hospital Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa, destaca a importância da ampliação do Centro Oncológico e da chegada de mais um aparelho de radioterapia, que ficará à disposição dos pacientes. A unidade hospitalar atende regionalmente os 11 municípios do Alto Tietê tem um total de 2,6 mil pacientes em tratamento. Com o novo equipamento, a estimativa é que haja um aumento em cerca de 30% na capacidade. “O fundamental é garantir os dois equipamentos, além do fato de que este novo aparelho é mais moderno e oferece um tratamento menos invasivo, oferecendo uma melhor qualidade aos pacientes”, destaca o diretor.
HISTÓRICO – O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que possui 76 unidades oncológicas em todo o Estado. Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), é considerado referência para toda a região do Alto Tietê e recebe em média 90 pacientes com casos novos de câncer por mês.
O deputado Bertaiolli lembra a dificuldade enfrentada pelos pacientes antes da implantação do Centro Oncológico, uma reivindicação de toda a cidade capitaneada pelo parlamentar durante a gestão de prefeito de Mogi das Cruzes. “Nós não poderíamos nos conformar com pacientes tendo de sair de Mogi ou das cidades vizinhas para fazer o tratamento em São Paulo, sabendo de todos os efeitos colaterais que uma sessão de radioterapia causa”, destaca o deputado, que na época teve diversas reuniões com o então secretário Estadual de Saúde, David Uip, e também com o governador Geraldo Alckmin.
“Mas saúde é isso: investimento todos os dias, o tempo todo”, destaca o deputado, que é autor do livro “Cidade Saudável – Um Jeito Diferente de Pensar e Fazer Saúde Pública”, que mostra o planejamento e as ações desenvolvidas junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes, que resultaram na implantação de uma rede integrada e na instalação de novos equipamentos e serviços de saúde, passando de 34 para 68 unidades à disposição da população em 8 anos de gestão.