Em seu primeiro mandato, deputado foi eleito presidente da CFT numa votação unânime e terá como missão coordenar o colegiado responsável pela discussão de tributos, impostos e sistema financeiro no Brasil, entre outras atribuições
Numa votação unânime, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Esse é o segundo colegiado mais importante da Casa e tem como atribuições debater e avaliar todas as proposições referentes ao sistema financeiro nacional, mercados, seguros, aspectos financeiros e orçamentários públicos que impliquem em aumento ou diminuição de receitas e despesas públicas, entre outros.
Bertaiolli recebeu o cargo das mãos do deputado Júlio César de Carvalho Lima após dois anos de mandato. “É uma com muita honra e um imenso sentimento de responsabilidade que recebo essa incumbência das mãos do deputado e meu amigo Júlio Cesar, que realizou um importante trabalho à frente da Comissão de Finanças e Tributação, marcando seu mandato pela defesa da geração de emprego e renda à população”, destacou Bertaiolli, logo após o anúncio da sua eleição.
Segundo ele, a próxima reunião de trabalho da CFT será na quarta-feira que vem, dia 4 de maio. “Temos muito trabalho pela frente. A economia começa a dar sinais de recuperação e é fundamental que tenhamos organização e foco no implementação de ações que contribuam para o fortalecimento econômico e social do nosso País, principalmente no que diz respeito à geração de empregos”.
Em seu primeiro mandato como deputado federal, Bertaiolli salienta que a comissão tem a função de analisar e debater importantes projetos e medidas que visem o crescimento do País. “O maior desafio é encontrar os caminhos que contemplem esse desenvolvimento dentro de um sistema simplificado, menos burocrático e que dê segurança e previsibilidade para os investidores continuarem a produzir e gerar emprego”, afirma o parlamentar que tem colocado como um grande desafio “aproximar o Brasil das leis, do Brasil real, das pessoas”.
Desde que assumiu o mandato de deputado, em 2019, Bertaiolli tem se destacado, no Congresso Nacional, por defender às micro e pequenas empresas e o fomento de novos negócios, focando sempre na geração de empregos. “Vivemos dois anos de pandemia econômica, mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas; muitas delas estão migrando para os pequenos negócios e, por isso, é fundamental o incentivo a estas duas vertentes da economia: o negócio próprio e o emprego formal”.
OUTRAS AÇÕES – Dentro dessa linha de atuação, o deputado Bertaiolli tem realizado diversos trabalhos como relator ou autor dos projetos que julga fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Entre eles, está a Lei do Ambiente de Negócios, que desburocratizou e simplificou diversas leis e normas; a Lei da Liberdade Econômica, a Lei do Contribuinte Legal e a nova Lei das Entidades Filantrópicas que assegurou a imunidade tributária para entidades de assistenciais social, da área da educação, hospitais filantrópicos e Santas Casas.
Bertaiolli também é o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em Brasília, que reúne parlamentar, senadores, representantes de entidades e empreendedores num grande grupo técnico de trabalho e debates. “Todo esse trabalho se interliga e se funde em determinados momentos para que esse País volte a ser uma grande Nação e tenha o reconhecimento que merece”.